Objetivo do Blog

Este Blog foi criado para que possa haver uma socialização entre os professores que estão participando do curso Artigo de Opinião.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Propaganda de bebidas alcoólicas: certo ou errado?

A propaganda influencia o jovem a consumir bebidas alcoólicas?
Por se tratar de um veículo de grande influência entre as pessoas chega-se a dizer que a “propaganda é a alma do negócio”, no entanto, a mídia influencia sim na comercialização de qualquer produto, inclusive o da bebida alcoólica, mas não em seu consumo.
A proibição da propaganda de bebidas alcoólicas não é a solução para diminuir o consumo da mesma, pois em países onde o consumo de álcool foi restringido a corrupção aumentou com a produção e o comércio ilegal de bebidas.
Penso que medidas de incentivo e sócio educacionais seriam as melhores soluções para diminuir o alcoolismo, pois antes de proibir é preciso instruir e educar o jovem para o consumo consciente.
Muitos acreditam que o alcoolismo entre os jovens é influenciado pela mídia, ou seja, se restringissem a publicidade de bebidas o consumo diminuiria, entretanto isto soa como uma inverdade, pois as bebidas alcoólicas eram produzidas e consumidas por povos há centenas de anos, bem antes de existir a tecnologia e a mídia.
Está claro que o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas que estamos vivendo é decorrente da própria sociedade onde vivemos, muitos jovens são incentivados a beber pelos próprios pais ou amigos mascarados. Portanto restringir as propagandas não diminuirá o consumo.


                                                                         Miriam

Um comentário:

  1. Evite essas repetições,tal como,bebidas alcoólicas e alcoolismo.Lembrando sempre que uma dissertação-argumentativa usa-se terceira pessoa do plural e nunca a primeira no singular.
    Continue escrevendo,pois a prática leva a perfeição!Abraços!

    ResponderExcluir