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Este Blog foi criado para que possa haver uma socialização entre os professores que estão participando do curso Artigo de Opinião.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Questão polêmica:
Restringir a propaganda de bebidas alcoólicas diminui o consumo?
Vários povos produzem e consomem bebidas alcoólicas há centenas de anos, mas o excesso de consumo sempre foi motivo de preocupação e de crítica. No Brasil, a primeira lei  a regulamentar a publicidade  sobre bebidas alcoólicas é de 1996. Depois dessa lei a propaganda desse tipo de produto na televisão com de 13% de teor alcoólico, com exceção do vinho e da cerveja, só pode ser feita entre 21h00 e 6h00.
Argumentos
SIM
NÃO
Autoridade
     As pesquisas sobre a relação de publicidade de bebidas alcoólicas e o consumo juvenil indicam que as campanhas se estruturam para associar o álcool a dois grandes desejos dos jovens: prestígio social e sexual.
Fonte: Ivan Souza, psicólogo especializado em estudos de prevenção ao uso de álcool e de outras drogas.
      O álcool é uma droga depressora do sistema nervoso central. Quem o usa em excesso procura resolver problemas pessoais, independentemente das propagandas veiculadas pelas mídias.
Fonte: Regina Helena, médica do Hospital Geral.
Evidência
    As pesquisas demonstram que crianças expostas à propaganda de bebidas alcoólicas iniciam o consumo mais cedo.
Fonte: Jornal O Brasil e o Mundo
A proibição da propaganda de bebidas alcoólicas não é a solução. Diversas pesquisas demonstram que em países onde o consumo de álcool foi restringido a corrupção aumentou, com a produção e o comércio ilegal de bebidas.
Fonte: Jornal Papel Paulista
Comparação
       Estudos comprovaram que em países que restringiram          a publicidade de bebidas o consumo entre os jovens diminuiu.
Fonte Ângela Garcia, jornalista.
Proibir a propaganda de bebidas não evita o consumo. A proibição da propaganda de cigarros não fez com que se diminuísse o número de fumantes.
Fonte: Nelson Pinheiros, publicitário.
Exemplificação
Em regiões em que a propaganda de bebidas alcoólicas é liberada o consumo de álcool entre os jovens cresceu progressivamente até chegar a 50m drinques mensais aos 25 anos.
Fonte: Jornal O Brasil e o Mundo
Há quarenta anos, por exemplo, a força da publicidade na vida dos indivíduos era bem menor, nem por isso as pessoas bebiam ou fumavam menos.
Fonte: Eugênio Del Bosco, médico.
Princípio
Uma das tarefas do governo é controlar as mídias, pois seus conteúdos estão cada vez piores. Isso inclui a veiculação de propagandas.
Fonte: Beatriz Costa, professora de ensino médio.
O governo não pode determinar o que os cidadãos vão comer ou beber. Restringir a propaganda de bebida alcoólica é interferir no livre-arbítrio do indivíduo.
Fonte: Pedro Paulo, estudante de jornalismo.
Causa e Consequência
Se há incentivo ao consumo, é claro que ele aumenta. Se não fosse assim, por que as empresas investiram tanto em publicidade dos mais diversos artigos? Com as bebidas acontece a mesma coisa.
Fonte: Luis Eulálio, especialista em psicologia comportamental.
Anunciar cerveja e cigarro é um direito. Se é permitido vender, então é permitido anunciar.
Fonte: Andréa Estevão, publicitária.


Retirado da revista Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Manual do Professor.

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